quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sobre a Conferência Estadual


Meus amig@s,
segue para conhecimento um informe - com um pouco de avalição - sobre a Conferência Estadual e que iremos mandar hoje no Boletim Eletrônico do CPC Aracy.
O COCAR não tem reunião marcada esta semana, no entanto está agendado para o dia 27.12, domingo, 15h, em casa de Aduni Benton uma avaliação da conferência seguida de confraternização.
Endereço da Aduni:
Rua SÃO ROBERTO, 114 casa 101 Estação Metro Estácio, entrar na Rua Maia de Lacerda (esquina do posto Esso) entra na 1ª á esquerda.
tel.: 2502-5015 / 9482-6863

_____________________________________
Segue o texto/CPC:

Rio realizou sua II Conferência Estadual de Cultura, 14 e 15/12 no Palácio Gustavo Capanema: com a presença de cerca de 440 delegados (entre eleitos e natos, estes sem direito a voto), terminou ontem a etapa estadual do processo de construção da II Conferência Nacional de Cultura (se realizará em Brasília/DF em março/2010). A conferência foi representativa das diversas áreas e regiões, mostrando uma forte organização regional na Baixada Fluminense e em outras regiões. Nós, do CPC estivemos e estamos articulados em torno do coletivo COCAR que atuou bastante no encontro, inclusive elegendo os dois delegados da sociedade civil da capital, Morgana Eneile (museóloga e Secretaria Nacional de Cultura do PT) e Aduni Benton (atriz, diretora e produtora teatral, Cia. É Tudo Cena!) e apoiando os dois suplentes eleitos Felipe Redó (CUCA da UNE) e Roberto Arêas (TV Comunitária), além de termos companheiros e aliados em outras delegações, como Cleise Campos, da COMCULTURA saindo por Itaboraí. No total o estado elegeu 44 delegados, entre poder público e sociedade civil, no caso da capital o eleito pelo governo foi Randal Farah, da Secretaria Municipal de Cultura.
O COCAR que reúne associações diversas (comunitárias, sindicais, de produtores, museológicas e de patrimônio, etc.), pessoas físicas, partidos políticos, artistas, produtores, sindicalistas, estudantes, representações de gênero, raciais e outros, distribuiu um manifesto, o qual pode ser lido na integra em: CPC (clique)
Neste sentido, para nós do CPC o COCAR é um avanço, pois possibilita diálogos entre forças políticas, sociais e culturais diversas. Uma das nossas defesas na eleição de delegados é que se aja em coerência com o conceito de cultura ampliado que o Ministério da Cultura e outras instituições e desta forma não restrinja o processo aos “fazedores de cultura” (os artistas, para quem defende esta tese) e os outros segmentos. Esta é uma visão que será sempre contraposta por nós, uma vez que acreditamos que todos os cidadãos em suas diversas esferas produzem cultura, inclusive, - mas não estritamente os artistas e produtores culturais.
A Conferência Estadual foi e é importante, mas infelizmente o debate não foi pleno. Na hora do plenário observar e aprovar as propostas dos grupos (que discutiram os cinco eixos temáticos da Conferência Nacional) o encaminhamento da Secretaria de Estado de Cultura foi para que só se discutisse as propostas da pauta nacional! No entanto, por encaminhamento de nossas companheiras Morgana Eneile e Cleise Campos foi aprovado por unanimidade pelo plenário a organização de uma comissão com representantes regionais e que irá assessorar e acompanhar a Secretaria no processo do Plano e do Sistema Estadual de Cultura, incluindo neste a mudança do Conselho Estadual de Cultura, fato defendido e colocado por muitos delegados. Esperamos que esta comissão realmente aconteça e avance ainda mais o processo.
Flávio Aniceto
Produtor e Consultor Cultural - DRT 2621
Coordenador Geral do Coletivo de Produção Cultural CPC Aracy de Almeida
21-2508-9469 residência/escritório
21-9948-5756 celular


CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA ASSISTIR UM SHOW DE SLIDES DE ALGUMAS FOTOS EXTRAÍDAS DURANTE A CONFERÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário